outubro 17, 2007

O Acervo



As peças que constituem o acervo do Prof. Dr. José Hidasi foram coletadas ao longo de mais de 50 anos de dedicação ao estudo da biologia e zoologia, com a aplicação da taxidermia (técnica de empalhamento) como forma de conservar a memória das espécies.

Os espécimes em exposição são provenientes de zoológicos e criatórios particulares, outros, recolhidos nas estradas vítimas de atropelamento e cuidadosamente reconstituídos.

Há ainda, a opção de se comprar réplicas em tamanho natural (como a cabeça de rinoceronte acima) e, a partir delas, reconstituir o animal para exposição.

O Fundador



Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o húngaro José Hidasi mudou-se para França onde concluiu seus estudos em Biologia, e guardou economias para realizar o sonho de sua vida: mudar-se para o Brasil, e nele investir seu tempo e energia como ornitologista, constituir família e poder legar parte de seu conhecimento ao povo que, desde sua chegada, tão bem o acolheu.

Desde então, Hidasi foi responsável pela criação do Museu de Ornitologia de Goiânia, Museu de Zoologia do Memorial do Cerrado da Universidade Católica de Goiás, Museu de Zoologia da UNITINS/TO, participou da fundação do Jardim Zoológico de Goiânia, dentre outros.

Agora, prepara-se para fundar seu maior projeto, o Museu José Hidasi de História Natural de Brasília.